Atividades - Caderno I

         ETAPA I - CADERNO I

         Ensino Médio e Formação Humana Integral

         O texto apresentado no caderno I visa contribuir para a reflexão a respeito da realidade atual dessa importante etapa educacional, partindo de uma rápida retomada de suas origens e conformação histórica no país.
          A expressão "ensino médio" é universal e designa, em todos os países, a etapa de ensino situada entre a educação elementar e o ensino superior.

Referência 
 
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I :  ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação,  Secretaria de Educação Básica; [autores : Carmen Sylvia Vidigal. Moraes... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013. 51p. : il. algumas color., retrs.

Capítulo I

Ensino Médio - Um balanço histórico institucional

Atividades:

 Professores agora que vocês leram o caderno I, vamos fazer estas atividades à distância: Clique aqui

Para ser realizado em sala:


1. Quais os elementos que vêm marcando o Ensino Médio a partir da década de 90?


Sugerimos uma atividade de grupo em que os professores apresentem principais desafios do Ensino Médio.
2. Agora é a hora de fazer a síntese destes dois momentos e confrontar as mudanças ocorridas nessa etapa da educação básica.
3.  Façam uma produção escrita sobre a charge que segue: 
 

Capítulo II - Desafios para o ensino Médio


 Neste Capítulo, é muito importante que vocês façam um trabalho de leitura dos indicadores sociais, com dados do Censo Escolar, dados do INEP, MEC, Mapa da Violência, etc.

1. Façam uma discussão sobre os indicadores contidos na página 27 do Caderno I, traduzindo o que existe por trás dos números para cada modalidade do Ensino Médio.
2. Faça um exercício de interpretação dos dados: O que os números nos revelam?

          (Façam as anotações no caderno).


     Construindo o Perfil dos alunos do Ensino Médio Público

             O trabalho de leitura dos dados nos permite perceber quem são os alunos matriculados no ensino médio público e refletir sobre a quem interessa um ensino apenas de cunho propedêutico;
     Reflita sobre esta questão no grupo, levantando dados que permitam a você e a seu grupo, conhecer aspectos que julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no EM da escola a qual você está inserido.

  •        Bom trabalho!!!!

    Capítulo III -Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o Direito à educação e a formação humana integral.

              Neste Capítulo, já é possível depreender que a grande porcentagem dos sujeitos do ensino médio público perfazem um circuito vicioso, de cunho propedêutico, mas que não autoriza e certifica este jovem à continuidade dos estudos em cursos e Universidades de prestígio, pois não reproduz o academicismo da escola privada e nem proporciona a profissionalização. Já do outro lado, temos jovens que conseguem fazer um circuito virtuoso: são os melhores posicionados na hierarquia socioeconômica que estão na escola privada, cujo fim é a aprovação dos seus alunos nas mais reconhecidas Universidades Públicas.
                   
                   Façam download dos arquivos abaixo para leitura e um aprofundamento maior sobre as DCNEM.
           



         Atividades:

                 1-  Ao assistir o Vídeo abaixo faça um relato destacando os pontos mais importantes para discussão em sala sobre a "A crise no ensino médio: O problema do currículo: 

 

                2-  O vídeo abaixo, uma edição especial do programa Salto para o Futuro (TVEscola) fala sobre Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, novas DCNEM e os desafios para a elaboração e implementação coletiva de uma proposta curricular que integre trabalho, ciência e cultura. Ao assistir o vídeo contextualize quais os desafios que as novas DCNEM trazem para o cotidiano do EM? 

https://www.youtube.com/watch?v=dpJ9QemYARo

                 Façam os registros no caderno para discussão em sala.




 

0 comentários:

Postar um comentário